segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Notícias


Boa tarde, Pessoal!

Depois de alguns dias de ausência aqui no blog, estamos de volta postando notícias referentes ao conjunto Chama Viva e a igreja da Missão A Nova Jerusalém
Realizamos, no último sábado, mais um ensaio de fixação dos arranjos vocais para o repertório dos 25 anos do Chama Viva. É bastante cansativo, mas temos certeza de que Deus abençoará grandemente a todos que estiverem presentes no evento, através dessas músicas.
O trabalho agora tem sido extenuante, com a intenção de aprimorar a questão harmônica e também o fraseado.
No domingo, aconteceu culto a partir dás 19h30min, onde Deus se fez presente e abençoou os que ali estavam.
Continuem intercedendo por nós, precisamos da oração da igreja em nosso favor!

Fiquem na paz!

Por Marco Acosta - Diretor Musical (OMB 34181)   

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Estudo Bíblico: Nosso Deus Altíssimo


Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: meu refúgio e meu baluarte, Deus meu em quem confio” Sl 91: 1,2.
O cristão compreende pela Revelação que, acima e através de toda a História, há um Deus que deu início ao processo, o mantém e opera continuamente para dar cumprimento a Seus planos e propósitos.
O Supremo Soberano do Universo - Que porção da criação reconhece a Deus como governante do Universo? Ap 5:13.
Que posição Davi disse que cabe a Deus? Que posses? I Cr 29:10,11.
Estas palavras fazem parte de uma oração de Davi, quando apresentou a seu filho Salomão os planos para a construção do templo em Jerusalém. Todo o povo contribuiu e foi generoso em suas ofertas.
Nada temos por nós mesmos. Mas em Deus temos tudo! Ao nos submetermos a Ele, Ele nos dá um coração capaz de guardar Seus mandamentos e estatutos (verso 19).
O Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens; e o dá a quem quer. Dn 4:17.
O Deus da Bíblia não é alguma coisa remota. Ele é nosso Deus. Seu poder criador, Seu governo supremo, Sua infinidade e Seu julgamento, demonstram que o modo cristão está correto. Nossa religião não é uma fé de “talvez” ou “espero que sim”.
O Criador de tudo - Col 1:16,17.
Paulo nada exclui da criação de Deus. Ele destaca que a criação foi efetuada através de Cristo e para Ele. Isto é, Cristo é o Agente da Criação e seu objetivo. Jo 1:3.
Cristo é Aquele em quem todas as coisas se mantêm unidas. Dificilmente poderia haver afirmação mais forte para indicar a abrangência da criação e sua total dependência de Cristo. Aqui está uma doutrina pela qual podemos testar todas as teorias da origem, todas as filosofias da existência.
Sl 19: 1-6 Somente um Ser de infinita sabedoria, poder e amor poderia ter trazido o mundo à existência. Nós mesmos somos a mais reveladora imagem do Criador. Nossa sabedoria e amor podem refletir a sabedoria e o amor de Deus. Nossa forma física de algum modo revela algo da forma de Deus. Nosso senso de justiça, de misericórdia e de verdade é uma centelha do incomparável e santo caráter de Deus.
Mas também se pode ver em nós a terrível imagem do inimigo que procurou destruir em nós a imagem de Deus. A maior obra do Criador é a de restaurar em nós Sua própria imagem. I Jo 3:2.
Aspecto de Deus que estamos vendo neste estudo se encontra na palavra hebraica Elyon, que significa o mais alto numa ordem ou série, o primeiro da lista.
Elyon aparece pela primeira vez como nome de Deus durante a entrevista de Abraão com Melquisedeque. Gn 14:18-22. Abraão estava familiarizado com muitos deuses. Seus ancestrais eram adoradores da Lua, e seus vizinhos na Palestina adoravam vários deuses. Mas ele reconheceu Melquisedeque como um sacerdote de Elyon, Deus Altíssimo.
Elyon aparece cerca de quarenta vezes no Antigo Testamento. Geralmente o título é utilizado para contrastar com os deuses “inferiores”, ou as pessoas que tentavam suplantar ou ultrapassar o “Altíssimo”. Aparece vinte vezes nos Salmos, e é usado frequentemente em Daniel.
Se Deus é o Altíssimo, tudo no Universo está sujeito a Ele. Ele está no comando.
O Deus Infinito – Sl 147:5
Visto que somos finitos, não podemos compreender plenamente o significado do infinito. Admiramos hoje o conhecimento superior dos peritos em seus campos de conhecimento. Mas Deus é o perito. Quando pensamos quão estreito do campo de conhecimento de um especialista, e quão vasta é a área possível de exploração, começamos a maravilhar-nos com um Deus que tem a perícia de inumeráveis especialistas.
Como esse Deus infinito Se relaciona com você e comigo? Leia Jr 31:3.
Não importa quão complicado seja seu problema, Deus pode desembaraçá-lo. Não importa quão difícil seja para você compreender, Deus pode penetrar no mais profundo recesso de sua mente e avaliar cada aspecto de seus pensamentos e sentimentos. Nada há difícil demais para Ele. Podemos submeter nossas decisões a Ele com absoluta confiança de que Ele encontrará a solução de tudo em nosso melhor interesse.
Infinito significa sem princípio ou fim e não tendo fronteiras ou limites. Existem aqueles que creem que, embora Deus exista, é de alguma forma limitado. Muitas religiões e escritores religiosos são dualistas, que creem que existem duas forças antagônicas operando no Universo, algumas vezes chamadas de “Luz e Trevas”. Eles creem que ambas as forças são igualmente poderosas e batalham pela superioridade. Algumas vezes, eles retratam a Deus como se ambas as forças agissem em Seu interior. Quando as forças vão bem na Terra, é porque a parte boa de Deus está vencendo. Quando as coisas vão mal, é porque a parte má de Deus está superando a boa. Naturalmente, não concordamos com esse conceito.
O Deus Todo Poderoso – Ef 1:19-21.
Se nosso poderoso Deus nos deixasse à mercê de nossos próprios expedientes, Seu poder nada significaria para nós.
Como podemos receber poder para realizar nossas tarefas diárias? Is 40:23-31.
Que poder especial está a nossa disposição como cristãos? At 1:8.
Nosso Pai Celeste tem mil maneiras de nos prover as necessidades das quais nada sabemos. Os que aceitam como princípio dar lugar ao serviço de Deus, verão desvanecidas as perplexidades e terão caminho plano diante de si” (A Ciência do Bom Viver).
O Juiz de Toda a Terra – Gn 18:25
A história em Gênesis 18 mostra Abraão apelando ao Visitante Celeste, o próprio Cristo, que Deus não destruísse toda uma cidade por amor de dez justos que ali houvesse.
Embora a Bíblia ensine que Deus é o criador e o Supremo Soberano no Universo, ela também ensina que Ele é o Supremo Juiz, que exercerá Sua graça salvadora em favor da salvação dos justos e dará o juízo final aos ímpios e rebeldes.
Que vai julgar o mundo, e como? At 17:29-31.
Em que base as pessoas serão julgadas? Mt 25:31-46.
Aqueles a quem Cristo louva no Juízo, talvez tenham conhecido pouco de teologia, mas nutriram Seus princípios. Mediante a influência do Divino Espírito, foram uma bênção para os que o cercavam. Mesmo entre os gentios existem pessoas que têm cultivado o espírito de bondade... Há entre os gentios, almas que servem a Deus ignorantemente, a quem a luz nunca foi levada por instrumentos humanos; todavia não perecerão. Conquanto ignorantes da lei escrita de Deus, ouviram Sua voz a falar-lhes por meio da natureza, e fizeram aquilo que lei requeria. Suas obras testificam que o Espírito Santo lhes tocou o coração, e são reconhecidos como filhos de Deus”. (O Desejado de todas as nações). 

Por Marco Acosta - Diretor Musical (OMB 34181)

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sopro de Vida

Em 1997, durante um congresso realizado pelo grupo jovem da Missão A Nova Jerusalém, a banda Chama Viva lançou seu segundo trabalho fonográfico.
Sopro de Vida é o tema desse trabalho, que teve nove músicas inéditas e alguns destaques como: Somente por Amar, Vi a Luz, Amor Perfeito e Vaso de Barro.
A música tema nos fala sobre a criação do mundo. É uma mensagem altamente reflexiva sobre o poder divino revelado na criação, a queda do homem, e o resgate através do sacrifício de Cristo na cruz.  


Confira abaixo o repertório que faz parte desse trabalho:

1. Sopro de Vida

2. Somente por Amar

3. Sangue de Jesus

4. Amor Perfeito

5. Vi a Luz

6. Louvor e Adoração

7. Minha Vida, Minha Luz!

8. Sua Graça me Basta

9. Vaso de Barro

Esse repertório é extremamente importante na história do conjunto e, igualmente ao primeiro, abençoou muitas vidas com suas mensagens.

Por Marco Acosta - Diretor Musical (OMB 34181)

"Esse trabalho é disponibilizado somente sob encomenda" .

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Ensaio Vocal


 Boa noite, pessoal!

Dando continuidade aos preparativos para o show dos 25 anos do conjunto Chama Viva, amanhã, 22/01, retomaremos os ensaios com o grupo vocal, a partir dás 18h, na sede da Missão em Pelotas.
Na quarta-feira passada ocorreu um ensaio instrumental visado a fixação das harmonias, e dos solos de guitarra e violão (introduções e intermezzos). Foi altamente produtivo, e espero que vocês possam acompanhar no dia 09 de abril, participando conosco desse evento.
Continuamos contando com a oração de vocês para que Deus possa  nos ungir para esse trabalho, e dispensar toda sorte de benção para nossas vidas.

Fiquem na paz!

Por Marco Acosta - Diretor Musical (OMB 34181)

Ele é a Vitória!

O ano de 1994 marca o início dos trabalhos fonográficos do conjunto Chama Viva. Nesse ano, o repertório exclusivo ganha força e o grupo investe na gravação do trabalho Ele é Vitória. 
Depois de algum tempo preparando o repertório, o grupo finalmente consegue realizar o sonho de divulgação de suas músicas.  
Na época, a fita cassete era o recurso mais próximo disponível, e foi assim que foram registradas algumas das melhores músicas do grupo na época.


Confira abaixo a lista das 10 músicas que compõem o repertório desse trabalho:

1. Ele é a Vitória!

2. O Encontro

3. Chama Viva

4. Há um Motivo pra Viver

5. Tudo o que Quiser Ele te dá!

6. Serei de Jesus

7. Oh! Foi por Mim!

8. Pentecoste

9. Amo tanto a Ele

10. Vida Futura

Esse trabalho foi um divisor de águas para o grupo, e algumas músicas se destacaram de um modo especial: Além do tema, as músicas Chama Viva; Há um Motivo pra Viver; Oh! Foi por Mim! e Serei de Jesus, foram marcas e motivo de benção pra muitas pessoas.   

Por Marco Acosta - Diretor Musical  (OMB 34181)

"Esse trabalho é disponibilizado somente sob encomenda" .

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Letra: Todas as Coisas

Bom dia!

Hoje vamos postar a letra da música Todas as Coisas. É uma música que fala do reconhecimento às bençãos de Deus, e ao mesmo tempo que isso acontece, é reiterada a nossa total dependência Dele.
Com uma bela melodia na forma canção, Todas as Coisas marca a estréia da filhota Jéssica Acosta como cantora no conjunto. 
É uma música abençoada, numa voz suave e de firme interpretação. Esperamos que sirva de benção a todos vocês também!


Todas as Coisas

Tema Central: Reconhecimento das Bençãos Divinas
Palavra-chave: Dependência
Autoria: Marco Acosta

Todas as coisas que eu possuo me foram dadas por Ti
A Paz perfeita, a minha vida, tudo pertence a Ti!

Não há nada que te escape ao controle
Nem querendo eu consigo afastar-me;

Da tua presença, da tua vontade que revelasses a mim
Até meus dias estão contados, cada um deles por Ti!

E por isso vou vivendo a teu serviço
Exaltando o teu Nome que é Bendito!

Se quero mais, muito mais da Glória,
A cada dia me tornas cheio!
Pois tuas bençãos são incontáveis:
Não há limite algum, me fazes transbordar, Senhor!

E se a minh'alma se alegra,
E se os meus lábios te louvam,
É que cada vez que a promessa se cumpre,
Eu logo passo a lembrar:

Que todas as coisas que eu possuo me foram dadas por Ti
A Paz perfeita, a minha vida, tudo pertence a Ti!


Por Marco Acosta - Diretor Musical (OMB 34181) 

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Letra: Israel

 
Boa, tarde!

Hoje vou escrever na primeira pessoa, pois quero postar algo que toca o meu coração. Sei que toca também, o coração  todo o povo de Deus: quero falar a respeito de Israel!
Desde que comecei a compor, sempre tive vontade de escrever algo que fosse a expressa fala de Deus relacionada à nação por Ele escolhida. Deus escolheu para Si "um povo seu, zeloso e de boas obras", mas antes de sermos a sua Israel espiritual, Ele escolhera um povo que,  embora pequeno aos olhos do mundo, o amou de tal forma, que mesmo depois de muito tempo, exílios e destruição, o ajuntará dos quatro cantos da terra e o restaurará para cumprir a promessa que fizera a Abraão no passado.
A Bíblia nos adverte a orar pela paz de Jerusalém, e  entre as imagens pesquisadas para essa postagem, ví muita coisa que me entristeceu, como guerra, fome e destruição. Mas tudo isso precisou e precisa acontecer para que a palavra de Deus se cumpra integralmente. 
A figueira já está florescendo e muito breve Deus resgatará seu povo por completo.



A música Israel fala muito comigo, e está entre as preferidas do restante da banda. É uma simples visão da fala de Deus ao seu povo, e espero que ela seja motivo de benção na sua vida!


Israel

Tema central: Amor Divino
Palavra-Chave: Escolhido 
Autoria: Marco Acosta

Israel, és de Abraão a maior herança
Te contei como grãos no chão das areias brancas
Entre tantos te escolhi, o teu nome exaltei, Israel!
Israel, eu te libertei do cruel exílio
Caminhei sempre ao lado teu como Pai e filho!
Eu fui sombra e luz também só pra te lembrar, Israel:

Israel eu te dei amor
Te fiz grande entre milhões;
Minha mão te acompanhou
No deserto fui teu Senhor!
Fiz um plano pra te levar
Para terra de leite e mel;
Israel eu te dei amor
E te chamo pra retomar:
À felicidade, à felicidade!

Por Marco Acosta - Diretor Musical (OMB 34181)   

sábado, 15 de janeiro de 2011

Intercessão

Bom dia!

Estamos na correria para o show dos 25 anos do conjunto Chama Viva. São muitos detalhes pra resolver, em todas as áreas.
Sabemos que quando vamos realizar algo para o Senhor, as adversidades aparecem de todos os lados, porém, isso para nós é sinal de benção.
Gostaríamos de pedir a sua ajuda na intercessão, pois estamos certos de que Deus pode nos dar tudo o que precisamos, de acordo com sua vontade.

 
A Bíblia nos fala que a oração do justo pode muito nos seus resultados, por isso, contamos com a ajuda da igreja.
Informamos também, que hoje não haverá atividades do conjunto Chama Viva, pois estaremos na cidade de Rio Grande, no casamento da querida sobrinha, Laís Vilela. 
Entretanto, amanhã, 16/01/2011, haverá culto de louvor e adoração a Deus, às 19h30min,  na sede da Missão em Pelotas. Participe conosco!

Fiquem na Paz!

Por Marco Acosta - Diretor Musical (OMB 34181)

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Letra: Toda Benção


Boa tarde, Pessoal!

Hoje vamos falar um pouco a respeito das bençãos de Deus. Muitas vezes olhamos para quem está ao nosso lado e pensamos que seria bom se fossemos abençoados como aquela pessoa. Isso é normal, já aconteceu comigo e por certo com você também! O que não lembramos é que Deus dá as bençãos deliberadamente a quem pedir, entretanto, e não poucas vezes, não nos colocamos no lugar em que Deus precisa que estejamos para receber as suas bençãos. Jacó, quando lutou com o anjo, falou: "Não te deixarei ir, a não ser que me abençoes"! Gênesis 32:26.
Essa passagem deixa-nos claro o quanto é importante perseverar para receber de Deus o que desejamos.  
Eliseu também perseverou, e acompanhando Elias recebeu em dobro o poder que este possuía: Depois de atravessar, Elias disse a Eliseu: O que posso fazer em seu favor antes que eu seja levado para longe de você? Respondeu Eliseu: Faze de mim o principal herdeiro de teu espírito profético”. II Reis, 2:9.
A composição da música Toda Benção nos fala sobre a possibilidade de possuirmos aquilo que Deus tem pra nos oferecer. Que possamos desejar as bençãos do Senhor em todo o tempo: aquelas que nos ligam e nos aproximam Dele.  

Toda Benção

Tema central: Benção Divina
Palavra-chave: Possibilidade
Autoria: Marco Acosta

Tudo o que Deus me deu
Pode dar a ti também,
Tudo o que Ele fez por mim
Se quiseres te fará

Toda Paz e Esperança
Pro teu coração,
Muito mais amor, muito mais amor!
Toda a força pra viver
E a Luz da Salvação
Muito mais perdão, muito mais perdão!

Por Marco Acosta - Diretor Musical (OMB 34181)

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Letra - Quando Deus Diz: Sim!


Bom dia! Hoje postaremos aqui, a letra da música tema do evento comemorativo aos 25 anos do conjunto Chama Viva. O tema nasceu antes da música, isto é: foi escolhido com um propósito bem definido.
Passamos quase que a vida inteira preocupados com os "não" que recebemos frente às adversidades, mas esquecemos que quando Deus nos promete algo, e nos colocamos no lugar onde Ele deseja que estejamos, a promessa pode demorar, mas se cumprirá!
Quando Deus Diz: Sim! nos fala sobre a vontade exclusiva de Deus na nossa vida, e de como Ele trabalha por nós para cumprir o que prometeu. Se for preciso, saiba que Ele moverá o céu e a terra em nosso favor.

Quando Deus Diz: Sim!

Tema central: Vontade de Deus
Palavra-chave: Confiança
Autoria: Marco Acosta

Por vezes na vida te dizem: Não!
Não lutes, desista, não vais conseguir
Pra que insistir? Nem deves tentar
Não podes teu alvo alcançar!

Mas quando alguém no céu disser que sim
Tudo de repente se transformará
Nenhuma barreira irá te deter
E verás o poder do teu Deus!

Quando Deus diz: Sim!
Se Ele diz que Sim
Move o céu e move a terra em teu favor
Quando Deus diz: Sim!
Se Ele diz que Sim
Faz o sonho na tua vida acontecer

Ele faz do que era fraco um valente
Faz o solitário habitar em família
Ele torna o que era triste contente
E também dá abundância de dias
E a Sua vontade faz prevalecer!

Por Marco Acosta - Diretor Musical (OMB 34181) 

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Repertório 25 Anos



Bom dia, Pessoal!

Hoje vamos falar um pouquinho sobre o repertório do Chama Viva para o evento dos 25 anos. Acabamos de fechar as composições, mas ainda faltam algumas delas pra ensaiar com o grupo vocal.
Depois dessa etapa, começarão os ensaios com os músicos participantes, e posteriormente, a definição da ordem de execução. Logo após esse período de fixação dos arranjos, teremos ainda um tempo para o trabalho de técnica vocal e interpretação.
Confira abaixo a lista das 14 músicas que estão no repertório e, assim que possível, selecionaremos algumas para postar a letra e falar a respeito:

1 - Quando Deus Diz: Sim!

2 - Glória ao Cristo

3 - A Promessa

4 - Salmos de Davi

5 - Tudo Posso

6 - O Milagre dos Pães

7 - Todas as Coisas

8 - A Sós com Deus

9 - Lar de Esperança

10 - Israel

11 - Toda Benção

12 - Depois da Chuva

13 - Meu Caminho

14 - Amém!

Gostaram dos temas? Bem, tenho certeza que são músicas que servirão de benção para muitas vidas.
De momento o que podemos dizer é que a música Quando Deus Diz: Sim! será o tema do trabalho, e terá a letra postada aqui.

Fiquem na Paz!

Por Marco Acosta - Diretor Musical (OMB 34181)

sábado, 8 de janeiro de 2011

Manhã de Consagração



A partir de amanhã, 09/01, A Missão A Nova Jerusalém passará a realizar suas manhãs de consagração com ministração da Santa Ceia, no segundo domingo do mês.
Habitualmente, a Santa Ceia era realizada no primeiro domingo do mês, às 19h30min, durante o culto. Entretanto, a missionária Cristina Acosta achou por bem alterar o formato para que a igreja possa reunir-se pela manhã em consagração e participação da Santa Ceia do Senhor.
Portanto, não esqueçam: todo o segundo domingo do mês, às 9h30min, na sede da Missão em Pelotas.
Quem desejar participar conosco será bem vindo!

Por Marco Acosta - Diretor Musical (OMB 34181)

Chama Viva Retorna aos Ensaios



Depois de uma pequena pausa para as festividades de encerramento do ano, o Conjunto Chama Viva retorna hoje, 08/01, às atividades normais com ensaio às 20h30min.
O trabalho está sendo realizado com o repertório do show dos 25 anos, que acontece em abril. Serão 14 músicas inéditas de adoração e exaltação a Deus.   
O ensaio de hoje é continuação dos trabalhos com o grupo vocal. Em breve maiores informações sobre o evento dos 25 anos!

Por Marco Acosta - Diretor Musical (OMB 34181)

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O Perigo de Estrapolar o Registro Vocal

As cordas vocais são músculos e como tais precisam obedecer um limite pré determinado de esforço.
É comum se ver no meio Gospel cantores que não possuem repertório próprio,  fazerem uso de playback's sem coincidir com o registro do cantor oficial. Essa prática é um risco enorme não apenas do ponto de vista musical, mas também fisiológico.
Vejamos então do ponto de vista musical: se cantarmos uma música diferente da nossa tessitura vocal, não estaremos praticando o canto com a naturalidade necessária, logo a música perde em beleza e quem nos assiste pode perceber a artificialidade, sem falar na questão do resultado sonoro, que se tornará algo desagradável ao ouvido. 
Há uma cultura, não apenas no segmento Gospel, mas também no Secular, que o cantar bem está atrelado a extensão vocal. Isso é um grande erro! Cantar bem pressupõe-se passar de uma nota para outra, observando seus intervalos, dinâmica, fraseado, interpretação, afinação, intensidade, ritmo, enfim, uma série de questões que envolvem a prática, mas com naturalidade.  
A tonalidade da canção pouco importa, pois ela não é determinante para a beleza da mesma. Se um determinado cantor alcança notas mais agudas (ou graves) do que eu, mas com naturalidade, não posso querer ser natural cantando na mesma tonalidade dele.




Do ponto de vista fisiológico vamos analisar da seguinte forma: imagine seu corpo podendo suportar uma carga de 50kg e você dobrar ou triplicar esse peso. Em algum momento o seu corpo não aguentará e algum músculo romperá.
Com as cordas vocais acontece o mesmo, pois sendo elas músculos, com certeza haverá um limite para a "pressão" imposta. Com isso, o tempo de vida útil das suas cordas vocais irão diminuir consideravelmente, além da possibilidade de aparecimento de calos, nódulos  ou rouquidão que não seja natural. Portanto, se faz necessário um cuidado especial nesse aspecto.
A extensão vocal está diretamente ligada ao alcance da voz que se tem dentro de uma determinada escala musical. Tanto para o agudo, como para o grave, é necessário se ter consciência que a parte fisiológica da voz não está sendo prejudicada.
O ideal é trabalhar esses extremos com saúde, pois se cantar numa extensão além do normal é prejudicial, o mesmo vale para os sons graves. Desse modo, o aconselhável para cada vocalista é fazer um teste de classificação vocal, mesmo que não se cante em um coro lírico, pois é importante saber quais os reais limites de nossa voz. 

Por Marco Acosta - Diretor Musical (OMB 34181)

"Marco Acosta é graduado no curso de Licenciatura Plena em Música com Habilitação em Canto, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel),  e possui cursos específicos nas áreas de Rêgencia,  Arranjo e Técnica Vocal" .

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Quem Somos


O Conjunto Chama Viva é filiado a Missão A Nova Jerusalém: entidade filantrópica e religiosa, sem fins lucrativos, que visa o evangelismo e o desenvolvimento do Reino de Deus na terra. Nossa sede está situada na cidade de Rio Grande, na av. 1º de Maio, 1054. Essa obra tem por fundador o rev. Dari da Costa e como pastor responsável Luis Celso Vilela.
Na cidade de Pelotas, a responsabilidade está com a missionária Cristina Vilela Acosta, que também é integrante da banda e desempenha a função de solista e backing vocal.
A história do grupo, porém, começou há muito tempo. Em 31 de agosto de 1985, foi oficializada a fundação do conjunto que já existia antes disso, porém sem uma organização estabelecida.
O grupo de jovens da Igreja Evangélica O Brasil para Cristo atuava nos cultos e apresentava um repertório, embora uníssono, de muito boa qualidade. A partir da idéia de organização da banda, deu-se início a apresentações especiais em grandes congressos evangélicos e festivais musicais pelo estado.
O conjunto teve ainda diversas formações: com 20, 17, 12, e até 3 integrantes. Como houve prioridade em trabalhar um repertório próprio, a partir de 1994, as formações variaram, mas a marca registrada era o vocal, com arranjos  em paralelismo, cânone, contraponto e fuga, entre outros.
Basicamente se tinha a formação intrumental com teclado, bateria, duas guitarras, contrabaixo e ainda participações especiais com cordas, percussão e sopro em eventos especiais. A parte vocal ficava sob responsabilidade de 7 ou 8 cantores, em geral 2 vozes masculinas e o restante femininas, onde também se fazia um revezamento de solistas, que chegou ao número máximo de 4, dentre um total de 12 integrantes entre músicos e cantores. O trabalho de arranjo vocal podia ir de uníssono a quatro vozes, dependendo da proposta estabelecida pelo arranjador.   
Atualmente o grupo está composto por Marco Acosta (músico, compositor), Cleusa Lopes (vocal) e Cristina Acosta (vocal).
As apresentações se dão nos mais diversos formatos: com playback, à capella e com músicos e cantores convidados em eventos especiais.
O grupo possui um vasto repertório próprio e uma identidade consolidada em Pelotas e na Região Sul do estado.  
O Chama Viva possui três trabalhos fonográficos: Ele é a Vitória (1994), Sopro de Vida (1996) e Santo Cristo (2001).
No ano de 2011 acontecerá o show comemorativo aos 25 anos da banda, completados em agosto passado, sendo que a data do evento está marcada inicialmente para 09 de abril. O local ainda será definido, e acontecerá a gravação ao vivo do evento sob o tema: Quando Deus diz: Sim!
O evento está sob a responsabilidade da VS Farias Produções, e direção musical de Marco Acosta. Contaremos também, com a participação de músicos profissionais e  mais duas vocalistas de muito talento que nos ajudarão nessa empreitada. 
Para maiores informações sobre o show ou encomendas de cd's, entre em contato conosco pelo email chamavivagospelmusic@gmail.com ou pelo fone (53) 91641185.

Por Marco Acosta - Diretor Musical (OMB 34181)

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Dicas Sobre Emissão Vocal



Para se cantar com precisão o aparelho fonador precisa ser usado de maneira diferente da fala.
A pessoa que não consegue controlar sua voz cantada, aparentemente não é capaz de fazer a adaptação que o canto exige. Em suma, a maior parte das pessoas pode cantar, mas problemas como a timidez ou tensões podem impedir o uso correto da voz cantada.
A pessoa que ainda não possui a condição técnica mínima para a prática do canto, usará como referência a sua voz falada. No entanto, o controle vocal está diretamente relacionado à compreensão da altura das notas, e essa compreensão, é resultado de um pensamento inteligente a respeito de conceitos musicais básicos, e não puramente imitativo.
Vários fatores podem prejudicar a emissão vocal, entre eles, as tensões musculares, os problemas respiratórios ou uso inadequado do registro vocal.
Uma pessoa pode não conseguir cantar de maneira correta apenas por ter vergonha de abrir a boca. Sugere-se então, transmitir confiança a essa pessoa de maneira que ela se sinta encorajada a cantar.
Em geral, os profissionais que dão ênfase à técnica vocal são os que sugerem exercícios para que os problemas de tensão sejam corrigidos; tais profissionais destacam a necessidade de ensinar o cantor a relaxar a musculatura que, direta ou indiretamente, influencia o ato de cantar, ou seja, pescoço, lábios, além de ombros e maxilares.
Outro fator que pode contribuir para a dificuldade do canto é o uso inadequado da extensão vocal. Quando uma pessoa não consegue atingir notas agudas, ela pode passar a cantar em uma altura vocalmente confortável sem perceber que está errada. Com o tempo, essa prática acaba prejudicando o desenvolvimento da percepção auditiva e a pessoa encontra cada vez mais dificuldade ao cantar. Ao armazenar modelos sonoros errados, ela se torna incapaz de desenvolver as relações tonais necessárias para cantar corretamente.
A fala e o canto são funções culturalmente aprendidas, e se baseiam no emprego de um mecanismo corporal que está pronto ao nascermos. Quando uma criança começa a falar, ela já está pronta para imitar todos os sons que ouve. 
 

Por Marco Acosta - Diretor Musical (OMB 34181)

"Marco Acosta é graduado no curso de Licenciatura Plena em Música com Habilitação em Canto, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel),  e possui cursos específicos nas áreas de Rêgencia,  Arranjo e Técnica Vocal" .

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O Primeiro Post



Bom dia, Pessoal!

Esse blog foi criado com o objetivo de divulgar o trabalho do Conjunto Gospel Chama Viva, da cidade de Pelotas/RS: a agenda, principais informações, bem como as atividades musicais e eclesiásticas da Missão A Nova Jerusalém; igreja onde o grupo é filiado.
O Chama Viva foi criado em 31 de agosto de 1985, e tem como objetivo louvar a Deus e passar às pessoas que nos ouvem, uma mensagem de fé, esperança e paz.
A partir de agora estaremos juntos, e espero que Deus nos conceda a oportunidade de ficarmos assim por muito tempo, portanto, breve teremos novidades aqui!

Um abraço e fiquem na Paz!


Por Marco Acosta - Diretor Musical (OMB 34181)

Estamos de Volta!!!

  Olá, pessoal! Após muito tempo de inatividade, voltamos novamente a alimentar nosso blog. Muita coisa aconteceu nesses anos, mas não conta...