“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: meu refúgio e meu baluarte, Deus meu em quem confio” Sl 91: 1,2.
O cristão compreende pela Revelação que, acima e através de toda a História, há um Deus que deu início ao processo, o mantém e opera continuamente para dar cumprimento a Seus planos e propósitos.
O Supremo Soberano do Universo - Que porção da criação reconhece a Deus como governante do Universo? Ap 5:13.
Que posição Davi disse que cabe a Deus? Que posses? I Cr 29:10,11.
Estas palavras fazem parte de uma oração de Davi, quando apresentou a seu filho Salomão os planos para a construção do templo em Jerusalém. Todo o povo contribuiu e foi generoso em suas ofertas.
Nada temos por nós mesmos. Mas em Deus temos tudo! Ao nos submetermos a Ele, Ele nos dá um coração capaz de guardar Seus mandamentos e estatutos (verso 19).
O Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens; e o dá a quem quer. Dn 4:17.
O Deus da Bíblia não é alguma coisa remota. Ele é nosso Deus. Seu poder criador, Seu governo supremo, Sua infinidade e Seu julgamento, demonstram que o modo cristão está correto. Nossa religião não é uma fé de “talvez” ou “espero que sim”.
O Criador de tudo - Col 1:16,17.
Paulo nada exclui da criação de Deus. Ele destaca que a criação foi efetuada através de Cristo e para Ele. Isto é, Cristo é o Agente da Criação e seu objetivo. Jo 1:3.
Cristo é Aquele em quem todas as coisas se mantêm unidas. Dificilmente poderia haver afirmação mais forte para indicar a abrangência da criação e sua total dependência de Cristo. Aqui está uma doutrina pela qual podemos testar todas as teorias da origem, todas as filosofias da existência.
Sl 19: 1-6 Somente um Ser de infinita sabedoria, poder e amor poderia ter trazido o mundo à existência. Nós mesmos somos a mais reveladora imagem do Criador. Nossa sabedoria e amor podem refletir a sabedoria e o amor de Deus. Nossa forma física de algum modo revela algo da forma de Deus. Nosso senso de justiça, de misericórdia e de verdade é uma centelha do incomparável e santo caráter de Deus.
Mas também se pode ver em nós a terrível imagem do inimigo que procurou destruir em nós a imagem de Deus. A maior obra do Criador é a de restaurar em nós Sua própria imagem. I Jo 3:2.
Aspecto de Deus que estamos vendo neste estudo se encontra na palavra hebraica Elyon, que significa o mais alto numa ordem ou série, o primeiro da lista.
Elyon aparece pela primeira vez como nome de Deus durante a entrevista de Abraão com Melquisedeque. Gn 14:18-22. Abraão estava familiarizado com muitos deuses. Seus ancestrais eram adoradores da Lua, e seus vizinhos na Palestina adoravam vários deuses. Mas ele reconheceu Melquisedeque como um sacerdote de Elyon, Deus Altíssimo.
Elyon aparece cerca de quarenta vezes no Antigo Testamento. Geralmente o título é utilizado para contrastar com os deuses “inferiores”, ou as pessoas que tentavam suplantar ou ultrapassar o “Altíssimo”. Aparece vinte vezes nos Salmos, e é usado frequentemente em Daniel.
Se Deus é o Altíssimo, tudo no Universo está sujeito a Ele. Ele está no comando.
O Deus Infinito – Sl 147:5
Visto que somos finitos, não podemos compreender plenamente o significado do infinito. Admiramos hoje o conhecimento superior dos peritos em seus campos de conhecimento. Mas Deus é o perito. Quando pensamos quão estreito do campo de conhecimento de um especialista, e quão vasta é a área possível de exploração, começamos a maravilhar-nos com um Deus que tem a perícia de inumeráveis especialistas.
Como esse Deus infinito Se relaciona com você e comigo? Leia Jr 31:3.
Não importa quão complicado seja seu problema, Deus pode desembaraçá-lo. Não importa quão difícil seja para você compreender, Deus pode penetrar no mais profundo recesso de sua mente e avaliar cada aspecto de seus pensamentos e sentimentos. Nada há difícil demais para Ele. Podemos submeter nossas decisões a Ele com absoluta confiança de que Ele encontrará a solução de tudo em nosso melhor interesse.
Infinito significa sem princípio ou fim e não tendo fronteiras ou limites. Existem aqueles que creem que, embora Deus exista, é de alguma forma limitado. Muitas religiões e escritores religiosos são dualistas, que creem que existem duas forças antagônicas operando no Universo, algumas vezes chamadas de “Luz e Trevas”. Eles creem que ambas as forças são igualmente poderosas e batalham pela superioridade. Algumas vezes, eles retratam a Deus como se ambas as forças agissem em Seu interior. Quando as forças vão bem na Terra, é porque a parte boa de Deus está vencendo. Quando as coisas vão mal, é porque a parte má de Deus está superando a boa. Naturalmente, não concordamos com esse conceito.
O Deus Todo Poderoso – Ef 1:19-21.
Se nosso poderoso Deus nos deixasse à mercê de nossos próprios expedientes, Seu poder nada significaria para nós.
Como podemos receber poder para realizar nossas tarefas diárias? Is 40:23-31.
Que poder especial está a nossa disposição como cristãos? At 1:8.
“Nosso Pai Celeste tem mil maneiras de nos prover as necessidades das quais nada sabemos. Os que aceitam como princípio dar lugar ao serviço de Deus, verão desvanecidas as perplexidades e terão caminho plano diante de si” (A Ciência do Bom Viver).
O Juiz de Toda a Terra – Gn 18:25
A história em Gênesis 18 mostra Abraão apelando ao Visitante Celeste, o próprio Cristo, que Deus não destruísse toda uma cidade por amor de dez justos que ali houvesse.
Embora a Bíblia ensine que Deus é o criador e o Supremo Soberano no Universo, ela também ensina que Ele é o Supremo Juiz, que exercerá Sua graça salvadora em favor da salvação dos justos e dará o juízo final aos ímpios e rebeldes.
Que vai julgar o mundo, e como? At 17:29-31.
Em que base as pessoas serão julgadas? Mt 25:31-46.
“Aqueles a quem Cristo louva no Juízo, talvez tenham conhecido pouco de teologia, mas nutriram Seus princípios. Mediante a influência do Divino Espírito, foram uma bênção para os que o cercavam. Mesmo entre os gentios existem pessoas que têm cultivado o espírito de bondade... Há entre os gentios, almas que servem a Deus ignorantemente, a quem a luz nunca foi levada por instrumentos humanos; todavia não perecerão. Conquanto ignorantes da lei escrita de Deus, ouviram Sua voz a falar-lhes por meio da natureza, e fizeram aquilo que lei requeria. Suas obras testificam que o Espírito Santo lhes tocou o coração, e são reconhecidos como filhos de Deus”. (O Desejado de todas as nações).
Por Marco Acosta - Diretor Musical (OMB 34181)
Por Marco Acosta - Diretor Musical (OMB 34181)
Texto Extraído: http://www.bibliaonline.net/estudos
Nenhum comentário:
Postar um comentário