Para se cantar com precisão o aparelho fonador precisa ser usado de maneira diferente da fala.
A pessoa que não consegue controlar sua voz cantada, aparentemente não é capaz de fazer a adaptação que o canto exige. Em suma, a maior parte das pessoas pode cantar, mas problemas como a timidez ou tensões podem impedir o uso correto da voz cantada.
A pessoa que ainda não possui a condição técnica mínima para a prática do canto, usará como referência a sua voz falada. No entanto, o controle vocal está diretamente relacionado à compreensão da altura das notas, e essa compreensão, é resultado de um pensamento inteligente a respeito de conceitos musicais básicos, e não puramente imitativo.
Vários fatores podem prejudicar a emissão vocal, entre eles, as tensões musculares, os problemas respiratórios ou uso inadequado do registro vocal.
Uma pessoa pode não conseguir cantar de maneira correta apenas por ter vergonha de abrir a boca. Sugere-se então, transmitir confiança a essa pessoa de maneira que ela se sinta encorajada a cantar.
Em geral, os profissionais que dão ênfase à técnica vocal são os que sugerem exercícios para que os problemas de tensão sejam corrigidos; tais profissionais destacam a necessidade de ensinar o cantor a relaxar a musculatura que, direta ou indiretamente, influencia o ato de cantar, ou seja, pescoço, lábios, além de ombros e maxilares.
Outro fator que pode contribuir para a dificuldade do canto é o uso inadequado da extensão vocal. Quando uma pessoa não consegue atingir notas agudas, ela pode passar a cantar em uma altura vocalmente confortável sem perceber que está errada. Com o tempo, essa prática acaba prejudicando o desenvolvimento da percepção auditiva e a pessoa encontra cada vez mais dificuldade ao cantar. Ao armazenar modelos sonoros errados, ela se torna incapaz de desenvolver as relações tonais necessárias para cantar corretamente.
A fala e o canto são funções culturalmente aprendidas, e se baseiam no emprego de um mecanismo corporal que está pronto ao nascermos. Quando uma criança começa a falar, ela já está pronta para imitar todos os sons que ouve.
Por Marco Acosta - Diretor Musical (OMB 34181)
"Marco Acosta é graduado no curso de Licenciatura Plena em Música com Habilitação em Canto, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e possui cursos específicos nas áreas de Rêgencia, Arranjo e Técnica Vocal" .
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